{Dicas e truques} Domando tecidos difíceis

Você vai bem feliz à uma loja de tecidos comprar alguns metrinhos para seus futuros projetos.

Vai direto na área onde estão as tricolines e algodões, pois são os tecidos que você está acostumada a usar, tem variedade de estampas e vamos combinar, são uma delícia de costurar. Mas no caminho você se depara com tecidos lindos, fluidos, em cores lindas, um brilho sutil que te encanta, e o toque, ah!!! o toque do tecido é uma delícia. Imagina fazer uma blusa drapeada, um vestido fresquinho, uma saia godê… São tantas as possibilidades. Você não aguenta, é atraída por todos esses encantos.

Chega em casa com metros e metros de Chiffon, Cetim toque de seda, crepe, musseline, de todas as cores e estampas. Ah que felicidade! Você se sente muito corajosa, comprou tecidos lindos e novos, vamos encarar o desafio. Yey! \o/

Aí, você muito confiante e feliz separa aqueles moldes super especiais que estavam esperando O tecido certo.

Abre o tecido na mesa de corte e a dor de cabeça começa. Aquele toque delícia do tecido torna ele bem difícil de domar. Prende daqui, puxa dali e o danadinho não para no lugar. Você faz malabarismo, usa pesinhos, alfinetes, cola o bendito na mesa…

Alguns cabelos arrancados e uns palavrões depois, tá tudo cortado “bonitinho”.  Você respira fundo, o pior já passou, uffa! Agora vem a melhor parte, vamos costurar!!! 😀

Arruma a sua bancada, ajusta a máquina de costura e vamos lá. Alfineta tudo bonitinho e pisa no acelerador… Argh!!!!!

Sua máquina engole seu tecido, no primeiro retrocesso. NÃO!!!!

Vamos de novo. Dá aquela puxadinha no tecido para ajudar a máquina, e a costura fica assim:

 

 

Me diz, quem nunca passou por isso?!

O sonho vira pesadelo e tudo o que a gente quer é que acabe logo. E sabe que o resultado vai ficar uma beleza. #SQN 🙁

Agora vem comigo que eu vou te dar umas diquinhas preciosas para domar tecidinhos com vida própria. 😉

 

Primeiro passo: preparar a máquina

• Ajuste a tensão do fio

Para tecidos leves e finos  a tensão do fio deve ficar mais frouxa, teste em um retalhinho antes de começar.

• Comprimento do ponto

Utilize o comprimento entre 2 e 2,5. Isso diminui aquele aspecto franzido da costura.

Outras dicas

• Não dê retrocesso

É inevitável, sua máquina vai engolir o seu tecido no retrocesso. Isso acontece, pois os dentinhos de transporte da máquina são muito fortes para esse tipo de tecido. Ao acabar a costura dê um nozinho no verso, isso vai segurar e não desmanchar.

• Costure com calma

Eu já percebi que a velocidade da costura interfere no acabamento final nestes casos.

• Utilize materiais que ajudem a deslizar o tecido sobre os dentes de transporte

Algumas idéias:

– Tira de papel: vale qualquer papel, mas o meu favorito é o papel manteiga, aquele culinário. Ele é mais grosso, firme e é meio encerado, mantém o tecido no lugar e desliza que é uma beleza.

– Fita crepe com pouca cola: sabe aquelas fitas para pintura de parede? Elas são feitas para não grudar muito mesmo. Teste antes em um retalho para ver se não mancha e se desgruda facilmente.

– Washi tape: elas são ótimas, pois desgrudam super fácil e não deixam rastro de cola. Mas dá dó de usar, né?! :/

– Tirinha de entretela colante: em alguns casos você pode usar essa técnica, para o tecido não desfiar, mas lembre que ela vai ficar lá, então só utilize em costuras que vão ficar escondidas e podem receber essa estrutura.

O método que eu sempre indico para as minhas alunas, e já utilizamos em aula, é a do papel manteiga. É rápido, fácil e barato. É só ir cortando tirinhas do papel, do tamanho da costura, e posicioná-lo embaixo do tecido, isso o protege dos dentes de transporte, ele fica mais estável e a costura mais confortável. Depois da costura pronta é só destacar o papel com cuidado para não desmanchar nenhum ponto.

Costura lisinha, fácil, fácil.

Costura lisinha, fácil, fácil.

Depois destas dicas você vai fazer as pazes com os tecidinhos difíceis, e vai criar peças lindas, eu garanto. <3

E aí, gostaram das dicas? Quais destas você já testou? Conte nos comentários, e compartilhe as suas técnicas e truques. 😀

10 thoughts on “{Dicas e truques} Domando tecidos difíceis

  1. Que dicas valiosas. Sempre ouvi dizer da folha de seda. E vim justamente pesquisar sobre o papel manteiga pq é o q tenho aqui. Não acreditei quando vi estas dicas e vc super indicando. Amei. Volto aqui p contar o resultado… obrigada por dividir sua experiência conosco. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *